SOS AR LONDRINA

Manutenção de Ar Condicionado em Londrina - testando ar condicionado

10 Mitos Sobre o Uso do Ar-condicionado

Confira os 10 Mitos sobre a utilização do ar condicionado que muitas vezes impressionam as pessoas:

1.Ar Condicionado prejudica a saúde
Para acabar de vez com essa ideia, basta reparar um pouquinho nos hospitais e clínicas: todos eles funcionam com ar condicionado ligado, até mesmo nas UTIs, onde estão os pacientes mais críticos. Muito pelo contrário, o ar frio evita a proliferação de fungos, bactérias e microrganismos, estes sim, nocivos a saúde.

2. Aumenta muito a conta de energia elética
Hoje em dia há vários modelos e funcionalidades que tornam a economia ainda maior, como o sistema Inverter, que pode ser até 60% mais econômico do que os aparelhos tradicionais porque evita o liga e desliga do compressor, que causa picos de energia.

3. Qualquer um pode instalar o ar condicionado
Só o técnico especializado deve fazer a instalação, que tem influência direta na performance do aparelho e, consequentemente, no consumo de energia elétrica. Instalações mal feitas podem fazer com que o ar não funcione direito e ainda causa curto circuitos e incêndios.

4. Qualquer tipo de ar condicionado serve
O ar condicionado deve ser escolhido de acordo com o tamanho do ambiente e a sua capacidade de refrigeração, calculada em BTUs. Quanto maior o cômodo, mais potente ele deve ser. Para fazer a conta, use uma calculado de BTUs.

5. Ar condicionado faz muito barulho
Esse questionamento vêm dos aparelhos antigos, hoje a tecnologia os torna cada vez mais silenciosos. O Sistema inverter, por exemplo, tem o ruído reduzido porque mantêm o compressor sem oscilações.

6. A temperatura não interfere no consumo de energia
Esse é um pensamento que dói no bolso. Temperaturas muito baixas ou muito altas consomem mais energia, porque exigem mais do aparelho.

7. Quanto mais baixa a temperatura, melhor
Nada disso. De acordo com a Anvisa, o Conforto térmico ideal ocorre em torno dos 23°C, mantendo o corpo em equilíbrio. Várias pesquisas já mostraram que, no trabalho, a produtividade dos funcionários é prejudicada tanto no frio quanto do calor em excesso. Além disso, essa é também a temperatura mais econômica.

8. Ar condicionado só serve para o verão
Não, hoje existem diversos modelos quente e frio no mercado, que ajudam a aquecer os ambientes no clima muito frio.

9. Ligar e desligar o aparelho consome menos energia
Ligar e desligar o aparelho, principalmente em curtos intervalos de tempo, aumenta o consumo energético por conta dos picos de energia que essa atitude cria.

10. Ar condicionado parado não precisa de manutenção
Precisa sim” O filtro deve ser lavado pelo menos uma vez por mês, mesmo se o aparelho não estiver em uso, porque o acúmulo de poeira é contínuo. Filtros sujos é que podem causar alergias. Se o uso for constante, o intervalo de limpeza do filtro deve cair para a cada 15 dias. Além disso, ele dura entre seis meses e 1 ano – quando deve ser substituído e realizada uma limpeza profunda no aparelho, por um técnico especializado.

Fonte: https://www.dufrio.com.br/blog/ar-condicionado/comercial/infografico-11-mitos-sobre-o-uso-do-ar-condicionado/

Deixe um comentário

× Chat WhatsApp