SOS AR LONDRINA

Infraestrutura para Instalação de Aparelhos de Ar-Condicionado em Londrina

Quando o cliente busca por um sistema de climatização do ambiente deve lembra que os aparelhos de ar-condicionados possuem duas unidades básicas de funcionamento, a unidade interna também chamada evaporado e a unidade externa conhecida como condensadora.

Os aparelhos Splits, mais utilizados atualmente em suas diversas versões, possuem essas duas unidades interligadas por tubulações de cobre, onde acontecem a passagem do gás refrigerante e do dreno da água evaporada durante o período de resfriamento do ar ambiente. Para a instalação desses aparelhos nos mais diversos ambientes, sejam residenciais ou empresariais, é necessária uma infra estrutura para ar condicionado que comporte as duas unidades do aparelho.

Quais os principais tipos de aparelhos de ar-condicionado?

A infraestutura de ar condicionado do sistema Split é necessária para interligar o equipamento interno (unidade evaporado) com o equipamento externo (unidade condensadora) que também necesita de um sistema de drenagem para a eliminação da agua produzida pela unidade evaporado.

infra estrutura de ar condicionado em londrina - várias condensadoras de spli

Na infraestrtura é necessária a passagem de tubos de cobre dimensionados, um sistema adequado de isolamento térmico, cabeamento de elétrica e de comando sendo assim algo que deve ser executado preferencialmente na etapa inicial das construções em geral.

Pensando na Infraestrutura do Sistema de Ar-Condicionado. Qual o Melhor

Por tratar-se de unidades que demandam locais específicos e espaço para tubulação e cabeamento próprios, a infraestutura deve preferencialmente ser pensada no início da obra executada.

Uma casa ou um prédio já existe não impossibilita a instalação de um aparelho de ar-condicionado, porém o proprietário deve ter conhecimento que deverá realizar obras ou reformas no espaço já construido, aumentando assim gastos e causando possíveis transtornos para a modificação de sistemas elétricos e tubulação.  

Ao iniciar um projeto de uma obra, o responsável pode pensar no espaço, na economia de mão de obra e de material utilizados. Quando realizado em conjunto com uma empresa especializada no assunto, construtores e clientes poderão usufruir de mais beneficios no sistema de climatização instalado.

infra estrutura de ar condicionado em londrina - parede recortada

Quais os pontos mais relevantes da infra-estrutura instalação de um aparelho de ar-condicionado

O cliente deve lembrar que o aparelho possui duas unidades, que deverão ser interligadas por tubulação de cobre e necessita um cabeamento elétrico. Também é importante saber que a unidade externa poderá ficar visível, interferindo na estética do imóvel.

Com o planejamento conjunto também é possível preparar-se quanto à potência dos aparelhos e gastos de materiais, já que quanto mais longe as unidades ficarem, maior será o gasto do cliente final.

Veja a recomendação da Construtora e Incorporadora Tarjab sobre os 4 pontos aos quais você precisa ficar atento sobre infraestrutura de ar condicionado.

infra estrutura de ar condicionado em londrina - desenho do ar fluindo

Infraestrutura prévia e seus principais benefícios

Em geral, a infraestrutura pensada previamente para a instalação de aparelhos de ar-condicionado traz inúmeros benefícios. Além do melhor aproveitamento do espaço e economia da obra e materiais, o cliente ainda pode contar com uma maior eficiência do serviço prestado.

Benefícios para construtores

Os construtores têm grandes vantagens no planejamento prévio da infra-estrutura de ar-condicionado. Imagine uma parede pronta, com cabeamentos já passados. Agora imagine que seus funcionários terão que quebra-la e refazer a parte elétrica e de tubulação, porque agora ali vai estar um sistema de climatizaçāo. 

A cena em questão acontece muitas vexes, por falta de planejamento. Destruir e refazer um trabalho que já estava pronto pode atrasar uma obra inteira, além de causar inúmeros prejuízos financeiros. O material é desperdiçado e a mão de obra encarece, pois refazer agrega um novo serviço. Isso sem contar na sujeira, reclamações, etc. 

Construtores que possuem plantas com sistemas de cabeamento e tubulação bem definidos podem se organizar melhor e trabalhar com mais eficiência e rentabilidade, além de cumprir com prazos estipulados e evitar reclamações de clientes.

 A S.O.S Ar Londrina oferece sempre uma parceria para construtores que trabalhem em conjunto com a nossa empresa, auxiliando com as possíveis dúvidas e dando sugestões para a melhor realização do serviço.

Benefícios para Arquitetos

O arquiteto quer sempre que sua obra seja entregue perfeita para o cliente e o deixe inteiramente satisfeito com a sua execução. Os profissionais de arquitetura zelam sempre pela excelência de seus espaços pensando no conforto, beleza, modernidade e versatilidade.

Todas as construções modernas possuem sistemas eficazes de climatização, com aparelhos de ar-condicionado estrategicamente instalados nos espaços, proporcionando comodidade aos usuários e agregando valor às construçōes.

No planta é possível determinar quais os picos de calor de cada espaço, quantidade de luz solar, necessidade de potência, sem esquecer da estética de cada ambiente. Ao planejar infraestrutura para a instalaçāo do ar-condicionado, o arquiteto também pode evitar rupturas indesejáveis que interfiram na beleza e plástica do imóvel.

Seguindo tendências, também é possível pensar em mecanismos de maior sustentabilidade, evitando gastos desnecessários e colaborando para a redução dos consumos excessivos.

infra estrutura de ar condicionado em londrina - trabalhadores em cima do telhado

Benefícios para Instaladores

O instalador é o profissional habilitado, responsável por instalar o aparelho de ar-condicionado escolhido para determinada obra. Com habilidades específicas e treinamento técnico, é ele quem poderá realizar o serviço de instalaçāo de maneira a deixar os aparelhos em total funcionamento.

Ao encontrar o projeto de instalaçāo ainda em fase de construção ou reforma do espaço, o instalador consegue realizar seu trabalho de maneira mais rápida e eficaz, evitando desperdícios de materiais e colaborando para o bom andamento da obra em geral.

Além disso, é possível executar um trabalho de instalação totalmente novo e seguro, respeitando as normas técnicas de segurança e isolamento perigo de panes elétricas.

infra estrutura de ar condicionado em londrina - teto de galpão ou fábrica industrial

Como a S.O.S. Ar Londrina pode ajudar na infraestrutura de instalação de ar-condicionado?

Nossa empresa conta com uma equipe multidisciplinar capacitada a ajudar em todas as fases, desde a escolha do aparelho, potência, instalação, treinamentos e dicas de uso, manutenção e limpeza de sistemas de climatizaçāo.

Nossos agentes podem auxiliar com informaçōes técnicas sobre espaços e materias necessários,  alem de oferecer māo de obra altamente especializada, que atuam desde a compra até o acompanhamento do melhor funcionamento do seu ar-condicionado.

Consulte nossa equipe e faça um orçamento, temos sempre a melhor solução em climatização de ambientes.

× Chat WhatsApp